O desenho das letras
junho 9, 2017
Mantenha as fontes em seu formato original
junho 16, 2017
Show all

Lâmina, Folha e Página

É comum existirem dúvidas e muitos erros na hora da montagem da arte no software. Para uma perfeita montagem de arte é preciso saber quais as diferenças entre a lâmina, folha página.
Veja no exemplo:

A lâmina é a dimensão da folha usada na impressão, considerando frente e verso. Já a folha é cada parte frente e verso do seu material, por exemplo um folder com 1 dobra possui 2 folhas. A página é cada face da folha, logo uma folha possui duas faces (frente e verso), então são 2 páginas.

Uma Lâmina possui 2 folhas, que são 4 páginas, logo um folder com 1 dobra é feito apenas com 1 lâmina.

Os cadernos, catálogos e livretos são compostos por mais de uma lâmina, por exemplo, um catálogo com 12 páginas possui 3 lâminas com 6 folhas e então teremos as 12 páginas. Importante lembrar que neste caso a capa já está incluída nas páginas. Ela é a lâmina que fica por fora do material. Se fosse o caso de um catálogo com 12 páginas + capa, seria apenas 1 lâmina a mais para a capa, 4 páginas, 2 folhas. Assim, o material ficaria na verdade com 16 páginas.

A impressão de material sempre deve ser feita respeitando a produção em lâmina, isto é, múltiplo de 4 (quando tiver dobra como folder, catálogo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *